Imagem 6.JPG

MEDIDAS E PRECAUÇÕES

 
 

Diante do cenário atual de transmissão comunitária do novo Corona Vírus, estamos todos preocupados em prevenir a doença e reduzir ao máximo a propagação do vírus na comunidade. Desta forma, implantamos algumas medidas e precauções baseadas nas orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do CDC (Centers for Disease and Control and Prevention) com o objetivo de proteger não só nossos pacientes e equipe, mas especialmente a nossa comunidade como um todo.

Os consultórios médicos e salas de espera, na imensa maioria das vezes, são ambientes fechados e pelas quais passam vários pacientes todos os dias, muitas vezes portadores de doenças crônicas. Por isso, neste momento, é necessária a prática de intervenções e procedimentos que impeçam a transmissão do COVID-19 em tais ambientes.

O QUE ESTAMOS FAZENDO

A primeira intervenção que adotamos se diz respeito à higiene do local (consultórios, sala de espera e banheiros) com ampliação da freqüência de limpeza e desinfecção das superfícies tocadas com freqüência. Mesas, maçanetas, interruptores de luz, cadeiras, banheiros, torneiras, pia, cafeteira e demais utensílios serão limpos e desinfetados exaustivamente com álcool a 70%.

Evitaremos também o contato próximo entre os pacientes. Nossa sala de espera é um ambiente fechado, por isso solicitaremos gentilmente que vocês se identifiquem na recepção do prédio e aguardem serem chamados para subir, podendo aguardar na própria sala de espera do edifício (cuidadosamente evitando proximidade menor do que 1,8m de outros ocupantes do local) ou até mesmo na área externa do prédio, se assim preferirem.

Nossa equipe está higienizando incessantemente as mãos e adotando de forma imprescindível as medidas de etiqueta respiratória. Solicitamos cuidadosamente que façam o mesmo: lavando as mãos ou higienizando-as com álcool gel a 70%, disponível logo na mesa de entrada e cobrindo o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel quando tossir ou espirrar, imediatamente descartando o lenço de papel utilizado e higienizando as mãos.

Caso alguém da nossa equipe venha a adoecer, tomaremos todas as medidas necessárias com relação à proteção e orientação dos nossos pacientes. Pedimos a vocês também que, caso um de vocês apresente quadro de FEBRE com sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza ou falta de ar), INDEPENDENTEMENTE DE CONFIRMAÇÃO SOROLÓGICA, entrem em contato conosco por telefone ou WhatsApp para que possamos orientá-los adequadamente quanto às medidas a serem tomadas.

Mesmo com todas estas medidas ambientais, neste momento, desencorajamos os atendimentos presenciais que não sejam urgentes, reforçando as recomendações governamentais de isolamento social, e recomendamos fortemente o atendimento não presencial, o CRM atualmente autoriza este serviço e estamos familiarizados com esta modalidade de atendimento com nossos pacientes que moram no exterior. Contudo, caso precisem ser atendidos presencialmente, estaremos disponíveis e adotando obrigatoriamente todas as medidas preventivas descritas acima.

Os pacientes idosos ou portadores de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, doenças hematológicas, problemas renais, cardíacos ou pulmonares, hepatopatias e imunossuprimidos, quando expostos ao vírus possuem um risco maior de desenvolver a forma grave da doença. Por isso tomaremos medidas mais incisivas para minimizar o risco de exposição nestes pacientes. É recomendado que fiquem em casa o máximo possível e, por conta disso, nestes casos faremos impreterivelmente atendimentos não presenciais (vídeo chamada, telefone ou outras outras categorias de atendimento) com envio da receita médica gratuitamente para o domicílio do paciente.

Enfim... estamos passando por um período difícil mas, quanto mais tomarmos medidas para a redução da possibilidade de transmissão do vírus, mais rapidamente sairemos dele. Gostaria de contar com a colaboração de todos vocês e me coloco disponível para quaisquer orientações, informações ou intervenções que precisem.