Saúde Mental
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) Saúde mental é definida como um estado de bem-estar em que cada indivíduo percebe seu próprio potencial, consegue lidar com o estresse normal da vida, trabalhar de forma produtiva e vantajosa e contribuir com a sua comunidade.
É mais do que a ausência de patologias psiquiátricas, é um bem essencial, uma parte integrante da saúde global de um sujeito. Saúde mental e bem estar são fundamentais para as qualidades humanas coletivas e individuais de pensar, se emocionar, interagirem uns com os outros, viver de modo sustentável e prazeroso.
Diversos fatores são determinantes para a saúde mental das pessoas. Diante de sua importância e indispensabilidade para a vida individual e coletiva, a promoção, a proteção e a restauração da saúde mental são consideradas vitais para o indivíduo, a comunidade e a sociedade.
Fonte: http://www.who.int/features/factfiles/mental_health/en/
Importância
A saúde mental é um componente primordial para o bem estar de um indivíduo. Uma saúde mental efetiva é determinante para a boa performance do ser humano. Alterações e transtornos mentais encontram-se em destaque no cenário da saúde atual.
Determinantes
Múltiplos fatores biológicos, psicológicos e sociais podem determinar o nível de saúde mental de um indivíduo em um determinado momento.
Promoção
A promoção da saúde mental envolve intervenções destinadas a criar condições de vida e ambientes que sustentem a saúde mental e permitam aos indivíduos a adoção e a manutenção de estilos de vidas saudáveis.