Doenças Psiquiátricas

Para a formulação de um diagnóstico psiquiátrico, não basta simplesmente a presença de alterações psíquicas ou a listagem de critérios diagnósticos. É preciso considerar, além de sinais e sintomas, a história de vida do indivíduo; de possíveis exposições a fatores sociais, psicológicos e biológicos que possam contribuir para o desenvolvimento de determinado transtorno mental.  Devem ser observadas as respostas comportamentais, cognitivas e emocionais frente a estresses internos e/ou externos, e a presença ou aparecimento de desequilíbrio, prejuízo ou quebra do funcionamento padrão de cada um. Sendo assim, o diagnóstico de uma doença mental é feito através do reconhecimento de uma combinação de fatores relacionados à predisposição, precipitação, perpetuação e proteção resultando em alteração psicopatológica, que se expressa através de sinais e sintomas e que gera interrupção ou prejuízo do funcionamento de um indivíduo. 

 

 
 
transtornosdepressivos.png

Transtornos Depressivos

Os transtornos depressivos incluem o transtorno depressivo maior, o transtorno depressivo persistente (distimia), transtorno disfórico pré-menstrual, entre outros. O aspecto comum destes transtornos é presença de humor triste, vazio ou irritável acompanhado de alterações físicas e cognitivas que prejudicam o funcionamento do indivíduo. 


Transtornos de Ansiedade

Os transtornos de ansiedade constituem um dos grupos mais comuns de doenças psiquiátricas e muitas vezes são crônicos e resistentes a tratamentos. Neste grupo de transtornos mentais estão: transtorno de pânico, agorafobia, fobias específicas, transtorno de ansiedade social (ou fobia social) e transtorno de ansiedade generalizada. 


Transtornos Psicóticos

Nos transtornos psicóticos as alterações mais relevantes são delírios, alucinações, desorganização do pensamento, comportamentos motores anormais e sintomas negativos. Neste grupo estão doenças com causas variadas e apresentações clínicas, resposta ao tratamento e curso bastante diversos. O transtorno psicótico mais conhecido é a esquizofrenia.


Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar (TB), também chamado de Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é caracterizado pela alternância de fases maníacas ou hipomaníacas com períodos de normalidade e episódios depressivos. Existem dois tipos principais de TB: tipo 1 e tipo 2. A diferença central entre eles é a presença de fases maníacas bem caracterizadas no primeiro e ausência destas no segundo.