Alterações Psíquicas
As variações de padrões de vivências, comportamentos, emoções e estados mentais não representam necessariamente um transtorno mental. Existem aspectos e fenômenos encontrados em todos os seres humanos, portadores ou não de doença mental. E não existem alterações totalmente específicas de determinado transtorno mental. A caracterização de uma doença psíquica envolve mais do que apenas a presença de sinais e sintomas psicopatológicos isolados. É necessária a concomitância de um conjunto de alterações psicopatológicas, presentes em um determinado curso de tempo, causando sofrimento e/ou prejuízo significativo ao indivíduo e/ou ao meio para que seja feito o diagnóstico de um transtorno mental. Sendo assim uma pessoa triste não está necessariamente deprimida e uma pessoa ansiosa não apresenta necessariamente um transtorno de ansiedade.
Sinais e Sintomas
Os sinais mais frequentemente retratados em psiquiatria são alterações do comportamento, da postura, da apresentação, das atitudes e reações do indivíduo (por exemplo agitação, hostilidade, apatia, entre outros). Os sintomas descritos em saúde mental podem ser psíquicos (queixas relacionadas à atividade mental do indivíduo) como por exemplo dificuldade para pensar, falta de concentração, tristeza, ansiedade, irritabilidade; ou físicos (queixas relacionadas ao corpo do indivíduo) como por exemplo cansaço, aperto no peito, fraqueza,entre outros.
Doenças Psiquiátricas
Um transtorno mental é uma doença com manifestações psicológicas e comportamentais que levam a sofrimento significativo e prejuízo no funcionamento. Os transtornos mentais possuem etiologia variada que inclui perturbações biológicas, sociais, psicológicas, genéticas, físicas ou químicas. Cada doença possui sinais e sintomas característicos