Usem as ferramentas de telecomunicação (chamadas de áudio e/ ou vídeo) para manter contato com seus familiares, mas evitem visitas a filhos, netos, pais e avós. Por mais que estejam assintomáticos, evitem as visitas presenciais.
Há muitas notícias falsas circulando nos meios de divulgação de informação (redes sociais, grupos de mensagens, jornais, televisão e etc.) que indicam números descomunais de pacientes graves em UTI, entubados, falecidos entre outros. Esses números são FALSOS, por favor não os divulguem e não os tomem como realidade. Todos os dias tenho conversado com meus colegas médicos que trabalham nos mais diversos hospitais de São Paulo e do Brasil e, até o momento, os números divulgados oficialmente estão corretos.
Não se auto-medique nem tome condutas com base nas inúmeras informações superficiais que estão sendo divulgadas sobre suplementos, medicamentos ou procedimentos alegadamente eficazes no controle ou na prevenção da infecção pelo novo corona vírus. Os estudos em andamento ainda são preliminares, realizados in vitro (não testado em humanos) ou em casos experimentais isolados, carentes de embasamento estatístico e ainda inconclusivos. Por outro lado, usar alguns suplementos, realizar procedimentos ou usar medicamentos indiscriminadamente pode trazer sérios riscos a saúde. Caso tenha dúvidas, intenção ou necessidade de adotar medidas terapêuticas ou preventivas, consulte sempre médicos e profissionais capacitados que tenham conhecimento aprofundado do assunto.
Caso se sintam confusos com o bombardeio de notícias, informações e recomendações que estão recebendo pelos diversos veículos de comunicação, procurem se pautar em fontes confiáveis. Abaixo cito alguns links úteis de sites nacionais e internacionais que trazem informações precisas, atualizadas e de qualidade para que possam consultar.
Esta é uma situação atípica e inédita para todos. Percorrer um caminho desconhecido é sempre custoso e este não será diferente. Por isso, sejam cuidadosos e carinhosos com vocês!! Abusem das tecnologias para manter contato com as pessoas que ama e que te fazem bem, busquem dosar a quantidade de informações, tentem organizar minimamente uma rotina durante este período de isolamento, mantenham-se ativos mas não exijam tanto de si mesmos, não coloquem como meta ser o aluno, funcionário, a mãe ou o pai perfeito diante desta situação e, mais importante, SOLICITEM AJUDA quando sentirem dificuldades. Apesar do distanciamento físico, todos nós estamos passando por isso juntos.